67 3326-0077

DÚVIDAS
FREQUENTES

Hoje vamos explanar sobre o aparelho lingual. Vamos tentar tirar as suas dúvidas e esclarecer o que é mito e o que é verdade sobre esse eficaz aparelho ortodôntico que cuida de problemas dentários.

 

Antes de começar a responder as perguntas que são mais frequentes entre os pacientes, tanto da internet quanto os que visitam o nosso consultório, vamos falar sobre a ortodontia lingual. Na verdade, a ortodontia lingual é um método de tratamento dentário que chegou como uma alternativa em relação aos aparelhos fixos convencionais. Contudo, a principal diferença é que o aparelho lingual foi criado para dar mais estética aos pacientes durante o tratamento. O tratamento com aparelho lingual possui vantagens e desvantagens. Vamos a seguir discorrer sobre as principais dúvidas.

 

Então, podemos considerar o tratamento com aparelho lingual um tratamento estético?

Verdade!

 

O uso do aparelho lingual é imperceptível aos outros, pois os braquetes são colocados por dentro da boca, logo atrás dos dentes, ficando em contato com a língua (por isso o nome!).

 

O uso do aparelho lingual dificulta a fala?

Em partes!

 

Você sentirá dificuldade em falar no início do tratamento, em especial nos três primeiros dias, depois a tendência é você ir se acostumando e essa dificuldade passar. Há uma certa restrição do uso do aparelho lingual em pacientes que dependem muito da fala na profissão, por exemplo, profissionais de canto. O tratamento com ortodontia lingual tende a atrapalhar a emissão dos fonemas extremamente corretos. 

 

A higiene com o aparelho lingual é mais difícil?

Verdade!

 

A higiene é dificultada em função dos braquetes ficarem dentro da boca, o que a torna mais complicada. Tem gente que acha a higienização do aparelho convencional difícil, e olha que ele é colocado do lado de fora. Imagine o lingual! Existem outros tipos de tratamento que proporcionam uma melhor e mais fácil higienização. Nesse caso, podemos citar os alinhadores, que tem um processo de limpeza extremamente simples, muito por conta da possibilidade de remoção. Tal qual o uso do aparelho lingual, o uso de alinhadores também é um tratamento totalmente estético.

 

O aparelho lingual causa lesão na língua?

Em partes!

 

Por se tratar de um aparelho colocado dentro da boca, machuca um pouco mais a língua, mas não chega a causar aftas. O aparelho é arredondado, ou seja, é feito sem pontas, justamente para evitar, ou ao menos minimizar, esse tipo de problema. Agora, se o paciente já tiver aftas, o aparelho pode machucá-las ainda mais, o que é comum. Uma coisa importante a se destacar é em relação à quebra do aparelho, que pode acontecer, não é impossível. E isso pode aumentar os ferimentos na boca. Por isso é essencial se manter atento quanto a um eventual problema com o aparelho.

 

O tratamento com aparelho lingual é mais demorado do que os outros?

Mito!

 

O tempo de tratamento depende do que precisa ser corrigido, que varia de paciente para paciente.

Qual a melhor idade para uma consulta com o Ortodontista?

Sete anos é uma boa idade para a avaliação da dentição. Uma consulta nesta idade permite que o Ortodontista planeje qual a melhor época de intervir nos pacientes que precisarem de tratamento. A maioria das más oclusões são mais facilmente e mais rapidamente tratadas durante a fase de crescimento. Se algum problema for notado antes desta idade a criança pode ser levada ao ortodontista assim que detectado o problema.

O que acontece se problemas ortodônticos não forem tratados?

Dentes mal posicionados podem facilitar o aparecimento de cáries e de doença gengival devido a maior dificuldade de se higienizar os dentes quando eles não estão bem alinhados. Dentes protruídos (dentes para frente) são mais susceptíveis a traumas e fraturas. Dentes desalinhados ou uma face afetada pela má oclusão podem prejudicar a auto estima do indivíduo. Perda de osso em volta dos dentes, dores musculares na face e outros problemas funcionais podem ocorrer devido a falta de tratamento ortodôntico.

Adultos podem fazer tratamento ortodôntico?

Sim. Desde que haja saúde das estruturas em volta do dente a correção da posição dos dentes pode ser feita em qualquer idade. Não há idade limite para se iniciar o tratamento. Atualmente 25% dos pacientes são pacientes adultos. Existem aparelhos discretos que foram especialmente desenvolvidos para o tratamento de adultos. A principal diferença entre o tratamento de adultos e crianças/adolescentes é o fato do adulto não apresentar mais crescimento ósseo, o que limita em alguns casos a correção total da má oclusão em casos de discrepância das bases ósseas. Nos adultos as discrepâncias significativas de bases ósseas normalmente só são corrigidas com cirurgias ortognáticas.

Deixar o tratamento para mais tarde pode provocar problemas maiores depois?

Sim e isso ocorre com muita freqüência. Às vezes chega ao ponto de obrigar uma cirurgia ortognática que poderia ter sido evitada com o uso correto de aparelho de Ortopedia, na idade certa.